Pular para o conteúdo principal

Medidas de Robinson logo em Janeiro



ROBINSON TOMARÁ MEDIDAS IMEDIATAS
Logo que assumir o governo do estado
 
Em entrevista ao repórter José Wilson, da Rádio Cabugi do Seridó, já na madrugada de hoje, o vice de Robinson falou sobre os planos do governo e sobre as dificuldades que ele e Robinson já sabiam que iriam encontrar.
Eis a entrevista que foi ao ar agora à tarde na região do Seridó.

À primeira vista, como será o inicio do governo Robinson Faria?

Fábio Dantas – Deve ser marcado por medidas iniciais de muita reponsabilidade. O estado do RN passa por muitas dificuldades, nós conhecíamos as dificuldades antes de sermos eleitos. Porém, agora, a gente pôde adentrar melhor no orçamento que chegou à Assembleia Legislativa, e que além das dificuldades pretéritas, existe a questão de no próximo ano um orçamento com déficit na folha de pagamento de mais de um bilhão de reais, e nós vamos ter que nos debruçar com excesso de arrecadação para poder suprir essa deficiência já no ano de 2015.

Com a situação de caos em que se encontram a Segurança, Saúde e Educação do estado, de qual o senhor, como coordenador da transição está começando a ter ciência?

Fábio Dantas - Ainda não recebemos os dados das secretarias nem do Gabinete Civil da governadora. Mas, a princípio, o que a gente vê é que precisamos fazer uma ampla reforma na forma de fazer um gerenciamento na coisa pública a partir de 1º de janeiro. Estamos serenos do que queremos, mas precisamos se debruçar mais sobre os dados mais concretos, para sabermos as dificuldades reais do RN a partir do resultado dessa transição.

O futuro governador tem dito que começará a mostrar resultados positivos na Saúde, Educação e Segurança nos primeiros dias de governo. Como o senhor, pela sua experiência na política e no serviço público, encara este propósito do futuro governo? O senhor já se deparou com problemas sem solução imediata?

Fábio Dantas - O governador Robinson tem o anseio de todos os Norte-rio-grandenses; melhorar a qualidade de vida do nosso povo e os serviços públicos de forma eficiente para a população. Acredito que os problemas que temos que enfrentar são problemas realmente que demandam um trabalho maior. Mas, as primeiras medidas, que são elas que darão a cara do governo nos primeiros dias, são medidas que faremos independente da situação pretérita. Vamos olhar pra o futuro e fazer essas medidas nos primeiros dias, colocando nas ruas o sentimento de que o governo chegou.

O fato do chefe da Casa Civil, que tem notoriamente a condição de inabordável, ter pedido cinco dias de prazo para responder as primeiras indagações da equipe de transição lhe parece dificuldade para que todas as informações solicitadas sejam atendidas no tempo necessário para estudos?

Fábio Dantas - Ele disse até cinco dias e a gente espera que quanto mais rápido as informações chegarem, mais rápido vamos poder respondê-las.  Já demos as primeiras solicitações de informações e esperamos que em pequeno espaço de tempo ele possa nos trazer essas informações. Mas, já nos cercamos da equipe técnica que está conosco, já conseguimos muitas documentações nos portais da transparência, CIAV e CICONV.

A confirmação ou não é do governador, mas o senhor admite que a delegada Kalina Leite possa ser a próxima e a primeira mulher a ocupar a Secretaria de Segurança Pública e Julianne Faria a área social do governo?

Fábio Dantas - Já conversei com Robinson e não existe nenhum nome definido para nenhuma secretaria. A delegada Kalina é um nome preparado para qualquer exercício no governo e Julianne, além de esposa do governador, teve uma participação fundamental na campanha e no ponto de vista social, foi muito forte, e também reúne condições para exercer qualquer cargo.  Mas, não houve dentro da nossa conversa inicial nenhuma definição de nomes. Qualquer pessoa pode fazer parte do secretariado, eu externei ao governador que alguns nomes, 3 ou 4, poderiam ser anunciados na hora que tivesse, para poder ajudar na equipe de transição.

O senhor está sendo, pelo fato de ser atualmente deputado estadual e bom articulador, a pessoa que terá participação de destaque na sucessão da presidência da Assembleia? Qual a disposição do governo e sua bancada?

Fábio Dantas - O governador disse que a decisão da presidência da Assembleia é uma decisão interna daquela Casa. Estou lá no dia-a-dia e vejo as movimentações dos deputados na busca de criarem condições de serem candidatos. Hoje posso dizer que os deputados Álvaro Dias, Gustavo Carvalho, Ezequiel Ferreira e Ricardo Motta despontam como pretensos candidatos, e sabemos que qualquer um deles tem condições de presidir aquela Casa.

Existe realmente a tendência do governador eleito não interferir no processo sucessório da Assembleia?

Fábio Dantas - A principio ele diz que não, mas ninguém sabe, faltam três meses para a eleição. Eu acredito que ao se aproximar mais não haverá disputa, será uma eleição de consenso. O candidato que apresentar melhores condições de ganhar, os outros seguirão, geralmente é assim na Assembleia, até para evitar o desgaste da Casa e dos deputados.

Poderia ser essa posição, um aceno de desejo de bom entendimento e respeito às decisões dos deputados?

Fábio Dantas - Com certeza. Eu faço parte da Assembleia e antes de ser vice-governador, sou deputado e participei desse mandato. Pude ver a importância que a Casa tem e principalmente a harmonia que tem entre os poderes, é essencial o bom funcionamento da Assembleia Legislativa, do judiciário e ministério público, são eles o instrumento de uma sociedade mais justa.

Fonte: Blog da Thaysa Galvão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSUMO CONSCIENTE DA ÁGUA

"CAMPANHA DO CONSUMO CONSCIENTE DE SUA ÁGUA" A partir de uma iniciativa do Sr. Cassiano Fernandes, com a realização do Capítulo "Príncipe das Caraubeiras da Ordem DeMolay n.º 098 e do 22.º Grupo de Escoteiros Expedicionário "Pedro Maia Filho" começou nesta quinta-feira 26/02 em Caraúbas, a "CAMPANHA DO CONSUMO CONSCIENTE DE SUA ÁGUA", que tem como objetivo, combater o desperdício de água, sensibilizando a população a ter cuidados simples que podem fazer grande diferença como o USO DE BOIA NAS CAIXAS D'ÁGUA. Uma iniciativa simples, que fará uma grande diferença se toda população ajudar. A Campanha terá também além da divulgação na mídia, panfletagem e uma pesquisa, que será feita pelos DeMolay's e Escoteiros, em todas as residências, comércios, órgãos Públicos de nossa cidade, para saber quantas residências possuem boias, e incentivar a quem não possui a colocar. A colocação da boia é um gesto simples e muito barato de econom

A Historia do Assalto dos 94 milhões

MAIOR ASSALTO EM CARAÚBAS Trinta e dois anos depois, historiador relembra o fato.     Pouco mais de 32 anos completados do maior assalto da história do Rio Grande do Norte, o "Roubo da Emergência", como ficou conhecido a ação ousada protagonizada por membros da família Carneiro, de Caraúbas, que tomou de assalto 94 milhões de cruzeiros, que seriam destinados ao pagamento dos trabalhadores da Frente de Emergência contra a Seca, na região do Médio e Alto Oeste. O assalto ocorreu na RN-117, na altura da comunidade da Timbaúba, entre as cidades de Caraúbas e Olho d'Água do Borges, na região do Médio Oeste potiguar. O dinheiro era levado num veículo tipo Brasília, por funcionários da Coletoria Estadual e estava em dois malotes. No momento do assalto, parte da quadrilha estava num Opala ocupado pelo assaltante carioca Sidney Negão, contratado exclusivamente para liderar o assalto, e por mais três irmãos da família Carneiro. O contexto histórico do assalto v

Casa de Cultura Popular “Manoel do Violão” está ornamentada para o Arraiá das caraubeiras

A antiga estação ferroviária de Caraúbas, RN, que atualmente é a sede da Casa de Cultura Popular “Manoel do violão, está toda enfeitada para receber um grande público que passará durante todo o mês de junho para festejar as festas juninas das escolas e instituições públicas. De acordo com a agente de Cultura, Samira Gurgel, é muito importante promover eventos na Casa de Cultura, pois o local é bonito e aconchegante, e além de tudo traz marcada a história do município. O prefeito Juninho Alves, disse que promover eventos culturais é imprescindível que seja na casa de cultura, pois, ela traz marcados momentos históricos do passado e devemos valorizar nosso patrimônio histórico e cultural.