Pular para o conteúdo principal

Agua de Esgoto para as casas de São Paulo



ÁGUA DE ESGOTO TRATADA
PARA O POVO DE SÃO PAULO

Na busca por uma solução para o problema de falta de água em São Paulo, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) continua atrás de paliativos. Na quarta-feira (5), o tucano anunciou que irá usar esgoto tratado para abastecer casas da região em forma de água potável.
O estado vai construir duas estações de produção de água de reuso, isto é, tratadas do esgoto. O volume será despejado nas bacias do sistema Guarapiranga e Alto Cotia, e após novo tratamento, voltará para as torneiras das casas da Região Metropolitana da capital paulista.

A estimativa do governo é que o empreendimento fique pronto no final de 2015 e gere cerca de três mil litros da chamada água de reuso, por segundo. O valor da obra é orçado em R$ 76,5 milhões.

Mas essa não será a primeira estação capacitada para produzir água de reuso em São Paulo. Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), quase todas as estações de tratamento de esgoto da região metropolitana produzem este subproduto do esgoto tratado.

A diferença é que atualmente a água de reuso é destinada apenas para finalidades como regar jardins, auxiliar na limpeza das ruas ou em indústrias têxteis na região do Ipiranga. Será, portanto, a primeira vez que a população irá beber água do esgoto.

O Brasil ainda não possui qualquer legislação ou norma específica que regule o uso de esgoto tratado para consumo humano. Isso pode levar a solução emergencial de Alckmin a ser questionada judicialmente.

Vale lembrar que outras ações paliativas foram adotadas nesse período, sem sucesso. Foi o caso do bombardeio de nuvens para fazer chover sobre os rios que formam o Sistema Cantareira. A medida não deu certo. Até mesmo métodos ocultos, com direito a mutirões de rezas e orações foram convocados. Também fracasso total.

Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSUMO CONSCIENTE DA ÁGUA

"CAMPANHA DO CONSUMO CONSCIENTE DE SUA ÁGUA" A partir de uma iniciativa do Sr. Cassiano Fernandes, com a realização do Capítulo "Príncipe das Caraubeiras da Ordem DeMolay n.º 098 e do 22.º Grupo de Escoteiros Expedicionário "Pedro Maia Filho" começou nesta quinta-feira 26/02 em Caraúbas, a "CAMPANHA DO CONSUMO CONSCIENTE DE SUA ÁGUA", que tem como objetivo, combater o desperdício de água, sensibilizando a população a ter cuidados simples que podem fazer grande diferença como o USO DE BOIA NAS CAIXAS D'ÁGUA. Uma iniciativa simples, que fará uma grande diferença se toda população ajudar. A Campanha terá também além da divulgação na mídia, panfletagem e uma pesquisa, que será feita pelos DeMolay's e Escoteiros, em todas as residências, comércios, órgãos Públicos de nossa cidade, para saber quantas residências possuem boias, e incentivar a quem não possui a colocar. A colocação da boia é um gesto simples e muito barato de econom

A Historia do Assalto dos 94 milhões

MAIOR ASSALTO EM CARAÚBAS Trinta e dois anos depois, historiador relembra o fato.     Pouco mais de 32 anos completados do maior assalto da história do Rio Grande do Norte, o "Roubo da Emergência", como ficou conhecido a ação ousada protagonizada por membros da família Carneiro, de Caraúbas, que tomou de assalto 94 milhões de cruzeiros, que seriam destinados ao pagamento dos trabalhadores da Frente de Emergência contra a Seca, na região do Médio e Alto Oeste. O assalto ocorreu na RN-117, na altura da comunidade da Timbaúba, entre as cidades de Caraúbas e Olho d'Água do Borges, na região do Médio Oeste potiguar. O dinheiro era levado num veículo tipo Brasília, por funcionários da Coletoria Estadual e estava em dois malotes. No momento do assalto, parte da quadrilha estava num Opala ocupado pelo assaltante carioca Sidney Negão, contratado exclusivamente para liderar o assalto, e por mais três irmãos da família Carneiro. O contexto histórico do assalto v

Casa de Cultura Popular “Manoel do Violão” está ornamentada para o Arraiá das caraubeiras

A antiga estação ferroviária de Caraúbas, RN, que atualmente é a sede da Casa de Cultura Popular “Manoel do violão, está toda enfeitada para receber um grande público que passará durante todo o mês de junho para festejar as festas juninas das escolas e instituições públicas. De acordo com a agente de Cultura, Samira Gurgel, é muito importante promover eventos na Casa de Cultura, pois o local é bonito e aconchegante, e além de tudo traz marcada a história do município. O prefeito Juninho Alves, disse que promover eventos culturais é imprescindível que seja na casa de cultura, pois, ela traz marcados momentos históricos do passado e devemos valorizar nosso patrimônio histórico e cultural.