Pular para o conteúdo principal

Validação de Certificados na SEEC-RN

Educação do RN recebe em média 120 pedidos de validação de certificados

Katyelle Magaly de Azevedo tem 21 anos e há dois terminou o ensino médio. As vésperas da divulgação dos aprovados do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), a estudante solicitou seu certificado de conclusão de ensino médio na sede da Secretaria de Estado da Educação do RN. Assim como Magaly, muitos alunos fazem esses mesmo roteiro ao concluírem os estudos.

Com o retorno das aulas, o pedido de retirada do certificado de conclusão intensifica-se. O documento é necessário para o ingresso na educação superior, posse em cargo público efetivo, requerimento de visto estudantil e diversas outras atividades relacionadas ao ensino. O certificado, popularmente conhecido como diploma, é expedido pelas escolas e homolago pela Secretaria Estadual de Educação.

O processo para retirada do certificado inicia-se na escola, quando o estudante termina o último ano do ensino fundamental ou médio. A escola busca em seus arquivos todas as notas do estudante e emite o histórico escolar e o certificado para ser homologado.

Portando as cópias dos documentos pessoais, comprovante de residência e os históricos, o estudante deve comparece a sede da Secretaria e procurar a Inspeção Escolar e entregar todos os documentos e o diploma para homologação.

A Secretaria de Educação recebe certificados de grande parte das escolas do RN: escolas estaduais ativas e inativas, escolas particulares, institutos federais, escolas técnicas e profissionalizantes, cursos de especialização e qualquer outro curso que tenha mais de 40h de carga horária. Todas as escolas que são abertas no Estado devem realizar seu registro na SEEC.

Os municípios que têm sistema próprio de autonomia pedagógica podem homologar os certificados das escolas municipais e de educação infantil, como explica Maria Auxiliadora da Cunha Albano, coordenadora de Organização e Inspeção Escolar: “São poucos os municípios que têm esse sistema, para os que ainda não tem, os certificados são enviados para a SEEC, o que aumenta a demanda e o tempo para entrega.” Natal, Mossoró, Parnamirim e Caraúbas são as cidades que já atendem seus sistemas de ensino.

A média diária de atendimento é de 120 pedidos de homologação por dia, intensificando em determinados períodos do ano, como relata a chefe do Grupo de Registro Escolar, Maria Eutália de Oliveira: “Quando são divulgados os resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) essa média chega a 200 atendimentos por dia”.

Devido essa demanda, o prazo médio de homologação de certificado é de um mês. O horário de atendimento inicia às 8h e vai até as 13h, de segunda-feira a sexta-feira, no segundo andar do bloco II da Secretaria de Educação do RN, localizada no Centro Administrativo de Lagoa Nova, em Natal.


Assecom/SEEC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSUMO CONSCIENTE DA ÁGUA

"CAMPANHA DO CONSUMO CONSCIENTE DE SUA ÁGUA" A partir de uma iniciativa do Sr. Cassiano Fernandes, com a realização do Capítulo "Príncipe das Caraubeiras da Ordem DeMolay n.º 098 e do 22.º Grupo de Escoteiros Expedicionário "Pedro Maia Filho" começou nesta quinta-feira 26/02 em Caraúbas, a "CAMPANHA DO CONSUMO CONSCIENTE DE SUA ÁGUA", que tem como objetivo, combater o desperdício de água, sensibilizando a população a ter cuidados simples que podem fazer grande diferença como o USO DE BOIA NAS CAIXAS D'ÁGUA. Uma iniciativa simples, que fará uma grande diferença se toda população ajudar. A Campanha terá também além da divulgação na mídia, panfletagem e uma pesquisa, que será feita pelos DeMolay's e Escoteiros, em todas as residências, comércios, órgãos Públicos de nossa cidade, para saber quantas residências possuem boias, e incentivar a quem não possui a colocar. A colocação da boia é um gesto simples e muito barato de econom

A Historia do Assalto dos 94 milhões

MAIOR ASSALTO EM CARAÚBAS Trinta e dois anos depois, historiador relembra o fato.     Pouco mais de 32 anos completados do maior assalto da história do Rio Grande do Norte, o "Roubo da Emergência", como ficou conhecido a ação ousada protagonizada por membros da família Carneiro, de Caraúbas, que tomou de assalto 94 milhões de cruzeiros, que seriam destinados ao pagamento dos trabalhadores da Frente de Emergência contra a Seca, na região do Médio e Alto Oeste. O assalto ocorreu na RN-117, na altura da comunidade da Timbaúba, entre as cidades de Caraúbas e Olho d'Água do Borges, na região do Médio Oeste potiguar. O dinheiro era levado num veículo tipo Brasília, por funcionários da Coletoria Estadual e estava em dois malotes. No momento do assalto, parte da quadrilha estava num Opala ocupado pelo assaltante carioca Sidney Negão, contratado exclusivamente para liderar o assalto, e por mais três irmãos da família Carneiro. O contexto histórico do assalto v

Casa de Cultura Popular “Manoel do Violão” está ornamentada para o Arraiá das caraubeiras

A antiga estação ferroviária de Caraúbas, RN, que atualmente é a sede da Casa de Cultura Popular “Manoel do violão, está toda enfeitada para receber um grande público que passará durante todo o mês de junho para festejar as festas juninas das escolas e instituições públicas. De acordo com a agente de Cultura, Samira Gurgel, é muito importante promover eventos na Casa de Cultura, pois o local é bonito e aconchegante, e além de tudo traz marcada a história do município. O prefeito Juninho Alves, disse que promover eventos culturais é imprescindível que seja na casa de cultura, pois, ela traz marcados momentos históricos do passado e devemos valorizar nosso patrimônio histórico e cultural.