Pular para o conteúdo principal

CID GOMES manda largarem o Osso



Deputados são "oportunistas, deveriam largarem o osso do governo"
 
"Eu já disse, com todas as letras, que tenho, pessoalmente, profundo respeito pela instituição Parlamento. Acho fundamental que nós tenhamos harmonia entre os Poderes. No entanto, eu, numa sala reservada, emiti uma opinião que não foi elaborada, que foi feita naquele momento, e que diz o seguinte, sem sofismas, muito bonito, discurso bonito se tentar colocar alguém contra alguém. Infelizmente não é essa a minha intenção, não é esse o meu objetivo.

Estou aqui, com toda a humildade, em respeito a esta Casa, em respeito ao Parlamento brasileiro. Já disse e repito: não tenho problema nenhum em me desculpar com quem tenha se julgado agredido injustamente.

Eu vou repetir com cautela, com calma, a frase, embora não tenha sido uma frase elaborada e nem tinha sido dita em local público. A divulgação foi feita a partir de uma gravação sem a minha autorização, o que, por si só, já colocaria isso como prova — não sou advogado, sou engenheiro civil — nula, porque é uma gravação feita sem a minha autorização, feita em um local reservado.

Vou repetir a frase, procurando fazê-la da forma mais didática possível para que não se coloque ninguém contra ninguém, nem ninguém entenda que está a salvo dessa ou acusado daquela expressão de uma frase que foi subdividida. Vamos lá:

Meus amigos estudantes, aprovar o Orçamento não é uma questão que diga respeito só ao Executivo. Isso tem a ver com o Legislativo.

A base do Executivo nem sempre é uma base que esteja de fato comprometida com o que está comprometido o Executivo. Isso é um defeito — é um parênteses que abro — do modelo presidencial Parlamentar que nós temos hoje no nosso País e que, certamente, já foi e ainda será motivo de muitos impasses, porque quem governa não tem a responsabilidade do Legislativo e quem está no Legislativo não tem a responsabilidade de governar, em grande parte. Há 400, digo melhor, 300,e isso pode ser um número menor de Deputados, para os quais quanto pior melhor.

Isso tem a ver com essa disputa de poder entre o Legislativo e o Executivo, o modelo brasileiro que existe hoje e que precisa, a meu juízo, ser reformado.

A partir daí eu faço observações, e não necessariamente todas dizem respeito aos 400 ou 300 Deputados. Se somarmos todas, uns que querem achacar. E achacar é criar dificuldade para obter facilidade. Pode ser entendido assim: criar dificuldade..."
(Alguém o interrompe, manda ele "calar a boca" e diz que ele "parece um anjo falando". Cid retoma a palavra)
"Estou muito longe, estou muito longe de ser anjo. Mas é muito comum se criar dificuldade para se conseguir facilidades.

Como é que são facilidades no Executivo? Minhas Sras. e meus Srs. Deputados, o povo tem tirocínio! Todo mundo compreende. E hoje há aí uma pesquisa que mostra qual é a visão do povo em relação aos poderes constituídos no nosso País. É essa a visão que o povo tem.
Então, alguns querem criar dificuldades para conseguir mais um Ministério. Eu estarei mentindo se assim o disser?

Alguns querem criar mais dificuldades. Por exemplo, tinha um que só tinha cinco. Criou dificuldades, criou empecilhos e conquistou o sexto. Agora, quer o sétimo. Vai querer o oitavo. Vai querer a Presidência da República, e isso é disputa de poder até certo ponto, até certo ponto natural e legítimo da democracia. Quando se começa a fazer isso, ameaçando uma pessoa séria… Eu erro muito pouco. Perdoem-me. Eu vim do nada. Eu vim do nada e para o nada eu vou. Eu saí da minha pequena cidade de Sobral e para ela voltarei. E quero voltar de cabeça erguida pelos anos que tenho dedicado à coisa pública. Eu aceitei ser Ministro da Presidenta Dilma porque confio nela, porque tenho absoluta convicção de que ela é séria. (Manifestação no plenário.) Eu tenho absoluta convicção de que ela é bem intencionada e é vítima de diversos setores da sociedade brasileira entre os quais políticos, entre os quais empresários. Enfim, não é meu dever aqui nominar ninguém. Eu me sinto livre para emitir opiniões. Como Ministro, procurem uma declaração minha que não tenha sido limitada absolutamente à educação em ambientes públicos! O respeito que eu tenho e a atenção que eu tenho pelo Parlamento foram demonstrados. Eu estou há2,5 meses no Ministério e estive aqui nesta Casa três vezes. Esta é a quarta em 2,5 meses. Isso, a meu juízo, é respeito a esta Casa.

Vim para uma reunião do meu partido, com a bancada do meu partido, depois, vim para a Liderança do Governo em duas oportunidades e fiquei aqui à disposição, uma delas até meia-noite, até meia-noite, recebendo quem queria tratar de qualquer assunto relativo ao Ministério da Educação. Isso significa respeito. E eu, institucionalmente, mais do que isso, tenho o dever, tenho o dever.

Não fui eu que procurei fazer com que essa frase fosse divulgada. Não fui eu que permiti. Eu já disse e repito: eu não tenho feito proselitismo, nunca fiz proselitismo disso! Nunca fiz! Eu sou contra e condeno o oportunismo. Não é porque alguém está mal, está numa situação difícil, que se pode tripudiar. Ao contrário, da minha parte é o contrário: se alguém está mal, eu vou querer ajudar.

Enfim, Sras. e Srs. Deputados, na Grécia Antiga, havia filósofos, aqueles que amam a verdade, e havia sofistas. Sofistas, infelizmente, são muito comuns hoje em dia. Prefere-se fazer o proselitismo em vez de se de ter o mínimo de consideração e respeito pela opinião das outras pessoas.

Eu não sou o Ministério Público. O Ministério Público é uma instituição à parte. É o Ministério Público que tem o dever de investigar, de procurar, de identificar pessoas que agem fora da lei.

Não é o meu papel. Repito: não quero fazer proselitismo disso. Respeito o Parlamento. Agora, perdoem-me. Eu não posso chegar aqui e dizer que o que eu disse eu não disse. Ainda que não houvesse gravação, eu não faria isso, mas há uma gravação e eu não tenho como mudar.

Se alguém for ver, isso reflete uma opinião pessoal, fora da postura e conduta do Ministério. Se isso não pode, na visão de alguns, na minha, é perfeitamente separável."

No link a seguir, você pode ver o trecho do discurso em que Cid Gomes manda os deputados "largarem o osso": 

No RN sobre CID Gomes o deputado MINEIRO falou:
Eu concordo com a maioria das coisas que o Cid Gomes falou, hoje, no plenário da Câmara Federal. Leia o que ele disse e me diga o que você achou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSUMO CONSCIENTE DA ÁGUA

"CAMPANHA DO CONSUMO CONSCIENTE DE SUA ÁGUA" A partir de uma iniciativa do Sr. Cassiano Fernandes, com a realização do Capítulo "Príncipe das Caraubeiras da Ordem DeMolay n.º 098 e do 22.º Grupo de Escoteiros Expedicionário "Pedro Maia Filho" começou nesta quinta-feira 26/02 em Caraúbas, a "CAMPANHA DO CONSUMO CONSCIENTE DE SUA ÁGUA", que tem como objetivo, combater o desperdício de água, sensibilizando a população a ter cuidados simples que podem fazer grande diferença como o USO DE BOIA NAS CAIXAS D'ÁGUA. Uma iniciativa simples, que fará uma grande diferença se toda população ajudar. A Campanha terá também além da divulgação na mídia, panfletagem e uma pesquisa, que será feita pelos DeMolay's e Escoteiros, em todas as residências, comércios, órgãos Públicos de nossa cidade, para saber quantas residências possuem boias, e incentivar a quem não possui a colocar. A colocação da boia é um gesto simples e muito barato de econom

A Historia do Assalto dos 94 milhões

MAIOR ASSALTO EM CARAÚBAS Trinta e dois anos depois, historiador relembra o fato.     Pouco mais de 32 anos completados do maior assalto da história do Rio Grande do Norte, o "Roubo da Emergência", como ficou conhecido a ação ousada protagonizada por membros da família Carneiro, de Caraúbas, que tomou de assalto 94 milhões de cruzeiros, que seriam destinados ao pagamento dos trabalhadores da Frente de Emergência contra a Seca, na região do Médio e Alto Oeste. O assalto ocorreu na RN-117, na altura da comunidade da Timbaúba, entre as cidades de Caraúbas e Olho d'Água do Borges, na região do Médio Oeste potiguar. O dinheiro era levado num veículo tipo Brasília, por funcionários da Coletoria Estadual e estava em dois malotes. No momento do assalto, parte da quadrilha estava num Opala ocupado pelo assaltante carioca Sidney Negão, contratado exclusivamente para liderar o assalto, e por mais três irmãos da família Carneiro. O contexto histórico do assalto v

Casa de Cultura Popular “Manoel do Violão” está ornamentada para o Arraiá das caraubeiras

A antiga estação ferroviária de Caraúbas, RN, que atualmente é a sede da Casa de Cultura Popular “Manoel do violão, está toda enfeitada para receber um grande público que passará durante todo o mês de junho para festejar as festas juninas das escolas e instituições públicas. De acordo com a agente de Cultura, Samira Gurgel, é muito importante promover eventos na Casa de Cultura, pois o local é bonito e aconchegante, e além de tudo traz marcada a história do município. O prefeito Juninho Alves, disse que promover eventos culturais é imprescindível que seja na casa de cultura, pois, ela traz marcados momentos históricos do passado e devemos valorizar nosso patrimônio histórico e cultural.