Pular para o conteúdo principal

Programa PROCULTURA - MinC



Ministro da Cultura pede mobilização dos secretários estaduais para aprovação do Procultura

Ministro Juca Ferreira pede mobilização dos secretários estaduais de Cultura, junto às bancadas de seus estados no Congresso Nacional, para aprovação do Procultura. Rouanet. (Foto: Janine Moraes)
os secretários estaduais de Cultura podem ajudar na mobilização das bancadas de seus estados no Congresso Nacional para a aprovação do Procultura – que vai substituir os incentivos da Lei Rouanet. Essa mobilização foi proposta na sexta-feira (6/3) pelo ministro Juca Ferreira durante reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura.
“Vamos precisar muito desse movimento dos secretários”, afirmou o ministro. “O presidente da Comissão de Cultura, senador Romário, já se mostrou favorável ao nosso projeto.”
Segundo o ministro, o Procultura foi construído ao longo de seis anos e contou com a participação da comunidade acadêmica, artistas, agentes e produtores culturais, além de gestores públicos. “Ao todo, mais de 100 mil pessoas contribuíram para o projeto”, disse.
No encontro, Juca pediu que os secretários não fiquem desanimados com os cortes orçamentários realizados neste anos por vários governos. “Não adianta falar de dificuldades. Vivemos em um período de cortes orçamentários, em um cenário negativo, mas nós podemos construir algo positivo e avançar nas políticas públicas na área da Cultura”, disse. “Essa conjuntura dificulta, mas não inviabiliza o trabalho. Precisamos nos unir, dialogar, conversar em nossos estados.”
Os secretários mostraram-se empenhados em trabalhar conjuntamente com o Ministério da Cultura nos próximos anos. “Podemos construir uma mobilização poderosa em prol da cultura”, afirmou Guilherme Reis, secretário de Cultura do Distrito Federal e presidente do Fórum.
O subsecretário de Cultura do Espírito Santo, José Roberto Santos Neves, reforçou essa posição colaborativa: “Estamos otimistas com o grupo reunido aqui no Fórum. Temos a oportunidade de construir instrumentos de debate e interlocução com o MinC”.
Os integrantes do Fórum entregaram ao ministro uma carta contendo os principais pontos discutidos durante os três dias de evento. Entres eles, estão o Sistema Nacional de Cultura, a Lei do Procultura, a formação qualificada dos gestores públicos e o Sistema de Informações e Indicadores Sociais.
O ministro ressaltou ainda a importância do trabalho das políticas culturais no desenvolvimento da sociedade. “Temos que trabalhar de forma republicana, dialogar com todos, independentemente das diferenças partidárias e ideológicas”, avaliou Juca Ferreira. “Nós, da cultura, temos que dar a lição, a gente precisa da disputa, mas também temos que buscar a construção da coesão. A cultura pode alargar a base consensual da nossa sociedade, ainda mais nesse momento do Brasil reacionário que emergiu.”
No esforço de colaboração, um dos projetos importantes no curto prazo é a programação cultural dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Juca Ferreira sugeriu que os secretários se mobilizem para ajudar nessa tarefa. “O país tem de estar representado do modo mais amplo possível, mostrando a cultura de todos os pontos do país, e não somente do Rio de Janeiro”, ressaltou o ministro.
TEXTO: AsCom/MinC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSUMO CONSCIENTE DA ÁGUA

"CAMPANHA DO CONSUMO CONSCIENTE DE SUA ÁGUA" A partir de uma iniciativa do Sr. Cassiano Fernandes, com a realização do Capítulo "Príncipe das Caraubeiras da Ordem DeMolay n.º 098 e do 22.º Grupo de Escoteiros Expedicionário "Pedro Maia Filho" começou nesta quinta-feira 26/02 em Caraúbas, a "CAMPANHA DO CONSUMO CONSCIENTE DE SUA ÁGUA", que tem como objetivo, combater o desperdício de água, sensibilizando a população a ter cuidados simples que podem fazer grande diferença como o USO DE BOIA NAS CAIXAS D'ÁGUA. Uma iniciativa simples, que fará uma grande diferença se toda população ajudar. A Campanha terá também além da divulgação na mídia, panfletagem e uma pesquisa, que será feita pelos DeMolay's e Escoteiros, em todas as residências, comércios, órgãos Públicos de nossa cidade, para saber quantas residências possuem boias, e incentivar a quem não possui a colocar. A colocação da boia é um gesto simples e muito barato de econom

A Historia do Assalto dos 94 milhões

MAIOR ASSALTO EM CARAÚBAS Trinta e dois anos depois, historiador relembra o fato.     Pouco mais de 32 anos completados do maior assalto da história do Rio Grande do Norte, o "Roubo da Emergência", como ficou conhecido a ação ousada protagonizada por membros da família Carneiro, de Caraúbas, que tomou de assalto 94 milhões de cruzeiros, que seriam destinados ao pagamento dos trabalhadores da Frente de Emergência contra a Seca, na região do Médio e Alto Oeste. O assalto ocorreu na RN-117, na altura da comunidade da Timbaúba, entre as cidades de Caraúbas e Olho d'Água do Borges, na região do Médio Oeste potiguar. O dinheiro era levado num veículo tipo Brasília, por funcionários da Coletoria Estadual e estava em dois malotes. No momento do assalto, parte da quadrilha estava num Opala ocupado pelo assaltante carioca Sidney Negão, contratado exclusivamente para liderar o assalto, e por mais três irmãos da família Carneiro. O contexto histórico do assalto v

Casa de Cultura Popular “Manoel do Violão” está ornamentada para o Arraiá das caraubeiras

A antiga estação ferroviária de Caraúbas, RN, que atualmente é a sede da Casa de Cultura Popular “Manoel do violão, está toda enfeitada para receber um grande público que passará durante todo o mês de junho para festejar as festas juninas das escolas e instituições públicas. De acordo com a agente de Cultura, Samira Gurgel, é muito importante promover eventos na Casa de Cultura, pois o local é bonito e aconchegante, e além de tudo traz marcada a história do município. O prefeito Juninho Alves, disse que promover eventos culturais é imprescindível que seja na casa de cultura, pois, ela traz marcados momentos históricos do passado e devemos valorizar nosso patrimônio histórico e cultural.