Pular para o conteúdo principal

Caern alerta



Cuidados com a hidratação 
do corpo durante o verão
A água é essencial para a vida, sendo o maior componente do corpo humano, ocupando entre 45% e 70% de seu volume, com um papel importantíssimo na regulação da temperatura corporal. Constantemente estamos nos desidratando, seja conversando, respirando ou realizando qualquer tipo de atividade, o que reforça a necessidade da hidratação o dia todo.

Uma grande parte das reações relacionadas ao funcionamento do nosso corpo depende particularmente da água, principalmente quando se realizam atividades físicas. Um dos métodos para saber se a hidratação está ocorrendo corretamente é por meio da urina. Se ela for clara e abundante, a pessoa estará no caminho certo.

Nesta época de verão, em que o clima aumenta significativamente, a atenção com a hidratação deve ser redobrada. Consumindo água em quantidades regulares, evitando esperar ter sede para se hidratar.

Segundo a recomendação da médica do trabalho da Caern, Helena Maranhão Câmara de Sá, uma pessoa deve consumir em média 2 litros de água por dia. “A morte por desidratação é um grande risco, principalmente para idosos e crianças, por possuírem organismos mais fracos”, alertou.

CONSUMO DE ÁGUA

A Caern garante a seus consumidores água bem tratada e monitorada, que passa por um processo de acompanhamento desde a produção até a rede de distribuição.

Segundo o gerente de Qualidade da Água e Meio Ambiente da Caern (GQM), Afonso Holanda, a água da empresa está em boas condições de consumo. Para garantir a qualidade “o consumidor deve colaborar com a limpeza do reservatório, pelo menos a cada seis meses”, explica.

MANUTENÇÃO DA CAIXA D’ÁGUA

Os reservatórios de água precisam de atenção especial na manutenção para garantir a oferta de água de qualidade. Isto porque a água que sai de cada Estação de Tratamento de Água (ETA) da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde sobre a potabilidade.

Se ao chegar aos reservatórios dos imóveis, esta água não encontrar o ambiente propício para seu armazenamento e distribuição aos demais cômodos (banheiros, cozinha, etc.) a água poderá ser contaminada, tornando-se inadequada para o consumo.

A limpeza da caixa d’água deve ser feita pelos clientes ou empresa especializada. Veja as fases da limpeza do reservatório:

1. Fechar o registro de entrada da caixa d’água e abrir as torneiras para utilizar a água que vai ser eliminada da caixa, nos diversos serviços de limpeza da casa evitando o desperdício;

2. Quando restar 20 cm de água no reservatório, fechar todas as torneiras e começar a lavagem. Utilizar uma vassoura nova ou escova para esfregar as paredes e fundo da caixa d’água;

3. Abrir as torneiras e esvaziar a caixa, sempre agitando a água suja que restou;

4. Preparar uma mistura na proporção de um litro de água sanitária para 10 litros de água;

5. Aplicar com uma brocha nova ou pincel largo (modelo utilizado para pintura à cal), espalhando a solução nas paredes e fundo da caixa d’água;

6. Esperar a mistura agir durante 30 minutos para desinfecção;

7. Após esse tempo, abrir novamente todas as torneiras para eliminar a mistura e limpar os canos;

8. Abrir o registro de entrada para colocar água limpa, na altura de 20 centímetros a fim de enxaguar a caixa;

9. Esfregar as paredes e o fundo do reservatório e em seguida esvaziá-lo;

10. Repetir a operação com outros 20 centímetros de água limpa. Esvaziar o reservatório que está pronto para receber a água limpa. Por fim, abrir o registro de entrada para encher a caixa com água da Caern.

 Assessoria de Comunicação Social – ACS - CAERN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSUMO CONSCIENTE DA ÁGUA

"CAMPANHA DO CONSUMO CONSCIENTE DE SUA ÁGUA" A partir de uma iniciativa do Sr. Cassiano Fernandes, com a realização do Capítulo "Príncipe das Caraubeiras da Ordem DeMolay n.º 098 e do 22.º Grupo de Escoteiros Expedicionário "Pedro Maia Filho" começou nesta quinta-feira 26/02 em Caraúbas, a "CAMPANHA DO CONSUMO CONSCIENTE DE SUA ÁGUA", que tem como objetivo, combater o desperdício de água, sensibilizando a população a ter cuidados simples que podem fazer grande diferença como o USO DE BOIA NAS CAIXAS D'ÁGUA. Uma iniciativa simples, que fará uma grande diferença se toda população ajudar. A Campanha terá também além da divulgação na mídia, panfletagem e uma pesquisa, que será feita pelos DeMolay's e Escoteiros, em todas as residências, comércios, órgãos Públicos de nossa cidade, para saber quantas residências possuem boias, e incentivar a quem não possui a colocar. A colocação da boia é um gesto simples e muito barato de econom

A Historia do Assalto dos 94 milhões

MAIOR ASSALTO EM CARAÚBAS Trinta e dois anos depois, historiador relembra o fato.     Pouco mais de 32 anos completados do maior assalto da história do Rio Grande do Norte, o "Roubo da Emergência", como ficou conhecido a ação ousada protagonizada por membros da família Carneiro, de Caraúbas, que tomou de assalto 94 milhões de cruzeiros, que seriam destinados ao pagamento dos trabalhadores da Frente de Emergência contra a Seca, na região do Médio e Alto Oeste. O assalto ocorreu na RN-117, na altura da comunidade da Timbaúba, entre as cidades de Caraúbas e Olho d'Água do Borges, na região do Médio Oeste potiguar. O dinheiro era levado num veículo tipo Brasília, por funcionários da Coletoria Estadual e estava em dois malotes. No momento do assalto, parte da quadrilha estava num Opala ocupado pelo assaltante carioca Sidney Negão, contratado exclusivamente para liderar o assalto, e por mais três irmãos da família Carneiro. O contexto histórico do assalto v

Casa de Cultura Popular “Manoel do Violão” está ornamentada para o Arraiá das caraubeiras

A antiga estação ferroviária de Caraúbas, RN, que atualmente é a sede da Casa de Cultura Popular “Manoel do violão, está toda enfeitada para receber um grande público que passará durante todo o mês de junho para festejar as festas juninas das escolas e instituições públicas. De acordo com a agente de Cultura, Samira Gurgel, é muito importante promover eventos na Casa de Cultura, pois o local é bonito e aconchegante, e além de tudo traz marcada a história do município. O prefeito Juninho Alves, disse que promover eventos culturais é imprescindível que seja na casa de cultura, pois, ela traz marcados momentos históricos do passado e devemos valorizar nosso patrimônio histórico e cultural.