A prefeitura Municipal de Caraúbas-RN estará realizando no dia 28 de junho um grande concurso de quadrilhas estilizadas e lança edital para inscrições na manhã desta quarta-feira (21).
Esta programação está inserida no “ARRAIÁ das CARAUBEIRAS” que está acontecendo durante o mês de junho.
As inscrições estarão abertas para as 10 primeiras quadrilhas estilizadas de todo o estado.
Veja edital:
PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAÚBAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DA CULTURA E DO DESPORTO
ARRAIÁ DAS CARAUBEIRAS: CONCURSO
DE QUADRILHAS JUNINAS
REGULAMENTO
A
Prefeitura Municipal de Caraúbas em parceria com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento
da Educação e do Desporto, no uso de suas atribuições legais, torna público o
IV Edital ARRAIÁ DAS CARAUBEIRAS – 2017, que regulamenta o processo de
inscrição relacionado à Primeira edição do Festival de Quadrilhas Juninas do
município de Caraúbas – RN.
1.
DA FINALIDADE
1.1
– O IV Edital Arraiá das Caraubeiras – 2017, tem por objetivo identificar e
difundir as tradições culturais voltadas para os festejos juninos da cidade de
Caraúbas em especial neste caso, as quadrilhas juninas.
2.
DA ESTRUTURA DO EVENTO
2.1
– O CONCURSO SERÁ REALIZADO APENAS NA CATEGORIA ESTILIZADA
Todas
as quadrilhas, devem se inscrever através do Telefone: 084 9 9926-3748 ou 084 9
9620-7684 Falar com, Joaby Figuerego da Silva, Sub Secretário de Cultural,
Sanzia Cristina da S. Fernandes Diretora da Quadrilha Rainha do Sertão ou pelo
E-mail : juninarainhadosertao@gmail.com
2.2
– Serão selecionadas até 10 (DEZ QUADRILHAS) que participarão do I Festival de
Quadrilhas do ARRAIÁ DAS CARAUBEIRAS
2.3
– Caso não haja o número suficiente de quadrilhas, fica facultada à Secretaria
Municipal Desenvolvimento da Educação e do Desporto, a reorganização e
adaptação do concurso de modo que não prejudique o evento, a administração
pública ou a população.
3 – DOS PARTICIPANTES
3.1
– Poderão participar do concurso, quadrilhas de todo o estado e adjacências
interestaduais, desde que EFETUEM SUAS INSCRIÇÕES CONFORME AS PRESCRIÇÕES DESTE
EDITAL.
3.2 – As agremiações Juninas devem ser constituídas de no mínimo 16 (dezesseis) pares, o não atendimento a este número acarretará perda de 03 (Três) pontos;
3.3
– Os menores que se apresentarem neste concurso enquanto dançarinos ou
personagens poderão participar deste, sem prejuízo ao evento, sob a responsabilidade plena dos organizadores
das respectivas agremiações, devidamente comprovadas.
4.
DAS EXIBIÇÕES
4.1 – As agremiações deverão estar presentes no local de apresentação com no mínimo 30 minutos de antecedência do horário preestabelecido para a ordem de apresentação;
4.2
– As agremiações serão responsáveis pelas músicas durante as apresentações,
utilizando-se de CD gravado, Pen Drive ou de conjuntos regionais. As
agremiações que se utilizarem de CD gravado ou Pen Drive, deverão comparecer ao
local trazendo para a mesa de Som, seus materiais ( Cd ou Pen Drive) material a ser executado, com meia hora de
antecedência do início de sua apresentação;
4.3
– O não comparecimento da equipe responsável das agremiações para testar o CD
ou Pen Drive, conforme o estabelecido no item anterior, DESOBRIGA a Coordenação
do evento de quaisquer falhas eventuais que venham a ocorrer com o material no
momento da apresentação;
4.4
– OS ATRASOS TERÃO TOLERÂNCIA DE NO MÁXIMO 15 (QUINZE) MINUTOS, SOB AS
SEGUINTES PENALIDADES
4.4.1
– 10 (DEZ) MINUTOS DE ATRASO: PERDA DE 02 PONTOS;
4.4.2 – 15 (QUINZE) MINUTOS DE ATRASO: PERDA DE 05 PONTOS;
4.4.2 – 15 (QUINZE) MINUTOS DE ATRASO: PERDA DE 05 PONTOS;
4.5 – A TOLERÂNCIA DE 15 (QUINZE) MINUTOS É SÓ PARA A PRIMEIRA APRESENTAÇÃO. PORTANTO, PARA A SEGUNDA APRESENTAÇÃO ESTE TEMPO NÃO PODE SER UTILIZADO. A QUADRILHA INFRATORA PERDERÁ 2 (DOIS) PONTOS, POR CADA MINUTO DE ATRASO.
4.6
– NÃO SERÃO ACEITAS DESCULPAS E NEM JUSTIFICATIVAS PELO ATRASO E SE INSISTIR: A
QUADRILHA INFRATORA E INSISTENTE PERDERÁ 5 (CINCO) PONTOS.
4.6
– NESSE SENTIDO, É IMPRESCINDÍVEL QUE AS DEMAIS AGREMIAÇÕES PARTICIPANTES
DEVERÃO PRONTIFICAR-SE A DINAMIZAR A LOGÍSTICA DO EVENTO, APRESENTANDO-SE EM
LUGAR DA AGREMIAÇÃO INFRATORA;
4.7
– Cada agremiação terá até 3 (TRÊS) Minutos para realizar à sua volta de
apresentação em Quadra e 25 (VINTE E CINCO) minutos para realizar a sua
apresentação, já incluída aqui o casamento.
A
agremiação que ultrapassar este tempo, perderá 02 (dois) pontos por cada minuto
excedente. Caso ultrapasse 10 (dez) minutos esta será DESCLASSIFICADA;
4.8
– A agremiação junina que faltar com o seu compromisso, ESTARÁ VETADA da
participação no ano de 2018;
4.9
– Após a liberação para a entrada da agremiação no local destinado a
apresentação, a quadrilha terá até 05
(cinco) minutos para a produção da sua apresentação. Após esse prazo será
dado o sinal, e se iniciará a contagem do tempo determinado para a Volta de
apresentação da agremiação em quadra e consequentemente o tempo destinado de 25
minutos. O mesmo tempo (cinco minutos) também será aberto para a retirada do
material utilizado para a apresentação da quadrilha.
4.10
– A escolha da música, bem como a sua execução é de inteira responsabilidade
dos grupos participantes, podendo utilizar CD, Pen Drive ou Conjunto Regional.
Não haverá tema proposto pela organização!
4.11
– Da forma de disputa: I Festival Caraúbas, terá UMA apresentação, que
acontecerão nos dias, 28 de JUNHO,
onde haverá a disputa entre 10 (Dez) quadrilhas Estilizadas. SENDO CONSIDERADA
CAMPEÃ aquela que obtiver maior nota na pontuação geral.
4.12
– É proibida a utilização de Animais e de bombas e fogos de artifício dentro da
área de apresentação e acesso das quadrilhas e no seu interior, exceto
chumbinhos e estrelinhas;
5
– DAS INSCRIÇÕES
5.1
– As inscrições são direcionadas a quaisquer agremiações do estado do Rio
Grande do Norte e de suas imediações interestaduais desde que estas confirmem a
validação da inscrição, e FAÇAM COMPROVAÇÃO DO PAGAMENTO DA TAXA DE COMPROMISSO
NO VALOR DE R$ 200,00, até o dia 25 de
Junho de 2017.
O
sorteio da ordem de apresentação e divulgação do mesmo ocorrerá no dia 26 de
junho de 2017 e o resultado será enviado pelo whatsapp ou E-mail de cada
responsável de suas agremiações.
A
devolução do valor da taxa de compromisso SÓ ACONTECERÁ após a apresentação de
cada Quadrilha, no mesmo dia!
As
inscrições deverão ser confirmadas a partir da comprovação do depósito
identificado e enviadas para o e-mail: juninarainhadosertao@gmail.com CONTATO: (84) 9 9926-3748 ou (84) 9 9620-7684
até às 23h59min do dia 25 de junho de 2017;
CONTA
E AGÊNCIA:
AGÊNCIA:
1038-3
CONTA:
21899-5
BANCO
DO BRASIL
IGOR
LINHARES CAVALCANTE
5.2
– No ato da inscrição é IMPRESCINDÍVEL que a agremiação apresente os seguintes
documentos:
5.2.1
– Ficha de inscrição devidamente preenchida e comprovação do pagamento da taxa;
5.2.2
– Histórico da agremiação.
6.0
– DA COMISSÃO JULGADORA.
6.1
– A Comissão Julgadora será composta, por representantes devidamente munidos de
experiência na área Cultural da comunidade local e antecipadamente convidados
pela Secretaria Municipal Desenvolvimento da Educação e do Desporto
6.2-
Os jurados atribuirão notas de 05 a 10.
6.3
– Compete à Comissão Julgadora apreciar, analisar e julgar as apresentações,
atribuindo notas, observando os seguintes critérios:
I-
TEMPO – O tempo para apresentação de cada entidade ou grupo junino será de 25
minutos incluindo casamento e evolução da quadrilha; o cronômetro será ativado ao comando do locutor oficial do festival,
iniciando a apresentação das quadrilhas; e a sua parada ocorrerá por
ocasião da saída total dos brincantes da arena de apresentações. Este item será
avaliado pelo presidente da Comissão Julgadora. A nota máxima a ser atribuída
ao concorrente não poderá ultrapassar os 10 (dez) pontos. Antes de disparar o
cronômetro, o Marcador ou Apresentador dará autorização ao fiscal de pista, que
disparará o cronômetro.
II-
ORIGINALIDADE – Observa-se nesse item o conceito do novo, do inédito, do
singular, do que nunca foi experimentado antes, sem descumprir com os ritmos
pertinentes às tradições juninas. Em todos os casos, o grupo precisa ter algo a dizer, não algo a repetir ou perpetrar o
mesmo. É preciso ser original na visão, na forma, na técnica ou na influência.
Obtém a maior nota aquele grupo que apresenta a ousadia de construir algo além
da sombra do que já foi mostrado.
III- ROTEIRO MUSICAL – Diz respeito à sequência das músicas empregadas durante a apresentação. Os cantos e danças deverão embalar o contexto junino, obedecendo aos ritmos do forró, xote, xaxado, galope, arrasta-pé, baião e marchas. Serão observadas, para (efeito do julgamento: a) a harmonia entre as músicas, os passos apresentados e a quebra ou passagens dos ritmos musicais. A nota máxima a ser atribuída ao concorrente não poderá ultrapassar os 10 (dez) pontos.
IV-
MARCADOR/APRESENTADOR – Refere-se ao elemento (masculino ou feminino) que no
inicio da apresentação cumprimenta o público e anuncia a entrada dos
componentes na arena da competição do festival. É o responsável pela
coordenação e marcação dos brincantes da quadrilha junina; devendo apresentar-se com figurino o mais tradicional possível e
dicção de fácil compreensão para a plateia e julgadores (sempre atento aos
comandos das autênticas quadrilhas juninas tradicionais). Para efeito de análise
e julgamento será considerada a condução da marcação de forma firme, precisa,
respeitosa, vibrante, alegre, criativa (trejeitos, fala e comandos) e
evolutiva. Observamos, ainda, que cada
quadrilha junina poderá ter somente um marcador ou marcadora. É vetado ao
apresentador manifestar-se no sentido de tecer elogios ou críticas, ou ainda
proferir discurso de caráter político, antes, durante e após seu “desempenho”.
Este item será avaliado por todos os membros da comissão julgadora. A nota
máxima a ser atribuída ao concorrente não poderá ultrapassar os 10 (dez) pontos
por jurados, com soma total de 50 (cinquenta) pontos.
V- EVOLUÇÃO – Constitui-se na sequência de movimentos cujos passos e gestos executados pelos componentes da quadrilha junina obedecem às tradições durante o tempo de apresentação. A EVOLUÇÃO deve ser feita de forma coesa, com espaçamento uniforme entre seus componentes. Levar-se em conta, para efeitos de analise e julgamento: Uniformidade e criatividade dos movimentos; observando-se um numero não inferior a 20 (vinte) passos relevantes. Vistos nos festejos das autenticas quadrilhas juninas. A nota máxima a ser atribuída ao concorrente não poderá ultrapassar os 10 (dez) pontos.
VI- ANIMAÇÃO – Consiste no entusiasmo e alegria demonstrados pelos componentes da quadrilha junina durante a apresentação. Essa demonstração de vivacidade é expressa através de movimentos feitos em sintonia com as músicas apresentadas e os cantos dos componentes; sendo observados: a alegria, a disposição, a empolgação; a espontaneidade e a criatividade do grupo. A nota máxima a ser atribuída ao concorrente não poderá ultrapassar os 10 (dez) pontos.
VII- FIGURINO – O figurino deverá estar em conformidade com o tema ou homenagem apresentado, será levado em consideração: a beleza, a confecção dos trajes, a harmonia entre cores, e sua combinação, com adereços e acessórios. Para efeito de análise e julgamento, serão observados: a criatividade, e originalidade e sua sincronia com relação a movimentos apresentados. A nota máxima a ser atribuída ao concorrente não poderá ultrapassar os 10 (dez) pontos.
VIII-
HOMENAGEM OU TEMA – Deverá ser desenvolvido de acordo com o histórico e /ou
sinopse (apresentado, previamente a comissão julgadora). Através dos seguintes
itens: coreografia, música, dança, figurinos, acessórios e adereços. A quadrilha deve manter as tradições
culturais juninas, não se esquecendo, dos seus símbolos e folguedos. Este
item será avaliado pelo membro da comissão julgadora designado para este
quesito. A nota máxima a ser atribuída ao concorrente não poderá ultrapassar os
10 (dez) pontos.
IV-
COREOGRAFIA – Se constitui na sequencia de movimentos, cujos passos e gestos
executados pelos componentes da quadrilha junina obedecendo às tradições,
durante o tempo de apresentação. A coreografia deve ser feita de forma coesa,
com espaçamento uniforme entre seu componente, evitando a queda de adereços e
acessórios ou, ainda a presença de espaços vazios entre os componentes. Leva-se
em conta, para efeito de análise e julgamento: uniformidade; elegância;
evolução; originalidade e, criatividade dos movimentos. Sendo exigido um número
não inferior a 10 (dez) passos tradicionais, vistos nos festejos das autenticas
quadrilhas juninas. A nota máxima a ser atribuída ao concorrente não poderá
ultrapassar os 10 (dez) pontos.
X-
CASAMENTO ESTILIZADO – Consiste em uma narrativa, ou musicalidade, como também
podendo ser, uma representação através de uma música encenada, pelo grupo,
dando a demonstração, do real motivo da dança junina o casamento, de acordo com
o tema ou homenagem apresentado pelo grupo. Este item será avaliado pelos
membros da comissão julgadora e a nota atribuída ao concorrente não poderá
ultrapassar os 10 (dez) pontos.
6.5
– Ocorrendo empate entre as quadrilhas, será levada em consideração a maior
pontuação obtida no item ANIMAÇÃO. Caso persista o empate, será considerada
vencedora aquela que obtiver maior nota no quesito FIGURINO. Persistindo o
empate, será considerada vencedora aquela que obtiver, maior nota no quesito,
MARCADOR. Caso persista o empate o prêmio será dividido entre ambas, cada
entidade participante tem o dever de enviar
um representante para a abertura dos envelopes e apuração dos resultados no dia
29 de junho de 2017.
6.6 – As decisões da Comissão Julgadora são SOBERANAS E IRRECORRÍVEIS.
6.7- Serão conferidos Troféus e uma premiação em dinheiro e troféu para os 03 primeiros lugares para a categoria Estilizada.
7.0 – PREMIAÇÃO
7.1 – Os prêmios em dinheiro serão entregues na forma abaixo especificada:
Categoria:Estilizada
1º lugar - R$ 1.000,00 +
troféu.
2º lugar - R$ 800,00 + troféu.
3º lugar - R$ 500,00 + troféu.
2º lugar - R$ 800,00 + troféu.
3º lugar - R$ 500,00 + troféu.
7.2
– Os casos omissos ou aqueles não previstos neste edital serão resolvidos pela
comissão organizadora e comunicados aos dirigentes e representantes dos grupos
envolvidos.
Caraúbas-RN
Junho/2017
_______________________________ ________________________________
Joaby Figueredo da Silva Sanzia
Cristina Da S. Fernandes
Sub Secretário de Cultura Diretora Quad.Junina Rainha do Sertão
Sub Secretário de Cultura Diretora Quad.Junina Rainha do Sertão
SECRETARIA
DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO
SECRETARIA
MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO
PREFEITURA
MUNICIPAL DE CARAÚBAS-RN
FICHA DE INSCRIÇÃO
I FESTIVAL DE QUADRILHAS “ ARRAIÁ DAS CARAUBEIRAS” SÃO JOÃO DE TODO MUNDO 2017
NOME DA QUADRILHA:_______________________________________________________________
RESPONSÁVEL:____________________________________________________________
CIDADE:___________________________________________________________________
UF:________________________________________________________________________
TEMA:_____________________________________________________________________
EQUIPE DE APOIO:__________________________________________________________
NÚMERO DE PARES:________________________________________________________
FORMA DE APRESENTAÇÃO:________________________________________________
AUDIO: CD ( ) PEN
DRIVE ( ) conjunto Regional ( )
CENÁRIO: Sim ( ) Não
( )
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