Pular para o conteúdo principal

Cras em Caraúbas utiliza oficinas de dança como instrumento de inclusão e incentivo à cultura

Com um plano de aula em mãos e bem elaborado, é assim que a facilitadora do Serviço de convivência e Fortalecimento de Vínculo – SCFV, Betânia Santos trabalha com os usuários dos Cras  “Manoel Maria no Bairro Leandro Bezerra,  Cras “Edgardo Braga” Alto São Severino e Pólos da zona rura em Caraúbas.

O objetivo das aulas é inserir valores éticos e morais além de incorporar os saberes da cultura aos conteúdos para que os usuários possam conhecer as dimensões sociais, materiais e culturais da cidade e diversas regiões do Brasil.

Para a facilitadora de dança Betânia Santos, é muito importante formar grupos de danças para apresentações municipais, regionais e culturais, pois envolvem as crianças e adolescentes deixando-as com mais responsabilidades ocupando em atividades interativas. 
Danças folclóricas, regionais, xaxado, baião, e entre outras, são trabalhadas cotidianamente com 92 crianças espalhadas pelos Cras e pólos, e a estimativa é que este número aumente em 2018.

Além das aulas práticas de dança, a facilitadora trabalha temáticas teóricas sobre infância e saúde, direitos humanos, socioassistenciais e convivência famíliar.

“A arte está presente na vida do homem desde os primórdios de sua existência, inicialmente contextualizada nas atividades diárias por meio de representações artísticas”, disse a profissional Betânia Santos.

Para a secretária de assistência social, Sânsia Cristina Fernandes Maia Brasil, as oficinas de danças envolvem todas as crianças assistidas pelos Cras do município, e tem tornado referência, pois o ritmo é envolvente e eles gostam de estarem envolvidos nas oficinas.

“Os serviços de Convivência de Fortalecimento de Vínculos – SCFV, dos Cras tem um belíssimo trabalho, seja na musicalidade, capoeira, dança, e outras oficinas; onde todos atendem o pré-requisito de promover interação entre usuários, família e funcionários da instituição”, enfatizou o prefeito Juninho Alves.

Assessoria de Comunicação



















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSUMO CONSCIENTE DA ÁGUA

"CAMPANHA DO CONSUMO CONSCIENTE DE SUA ÁGUA" A partir de uma iniciativa do Sr. Cassiano Fernandes, com a realização do Capítulo "Príncipe das Caraubeiras da Ordem DeMolay n.º 098 e do 22.º Grupo de Escoteiros Expedicionário "Pedro Maia Filho" começou nesta quinta-feira 26/02 em Caraúbas, a "CAMPANHA DO CONSUMO CONSCIENTE DE SUA ÁGUA", que tem como objetivo, combater o desperdício de água, sensibilizando a população a ter cuidados simples que podem fazer grande diferença como o USO DE BOIA NAS CAIXAS D'ÁGUA. Uma iniciativa simples, que fará uma grande diferença se toda população ajudar. A Campanha terá também além da divulgação na mídia, panfletagem e uma pesquisa, que será feita pelos DeMolay's e Escoteiros, em todas as residências, comércios, órgãos Públicos de nossa cidade, para saber quantas residências possuem boias, e incentivar a quem não possui a colocar. A colocação da boia é um gesto simples e muito barato de econom

A Historia do Assalto dos 94 milhões

MAIOR ASSALTO EM CARAÚBAS Trinta e dois anos depois, historiador relembra o fato.     Pouco mais de 32 anos completados do maior assalto da história do Rio Grande do Norte, o "Roubo da Emergência", como ficou conhecido a ação ousada protagonizada por membros da família Carneiro, de Caraúbas, que tomou de assalto 94 milhões de cruzeiros, que seriam destinados ao pagamento dos trabalhadores da Frente de Emergência contra a Seca, na região do Médio e Alto Oeste. O assalto ocorreu na RN-117, na altura da comunidade da Timbaúba, entre as cidades de Caraúbas e Olho d'Água do Borges, na região do Médio Oeste potiguar. O dinheiro era levado num veículo tipo Brasília, por funcionários da Coletoria Estadual e estava em dois malotes. No momento do assalto, parte da quadrilha estava num Opala ocupado pelo assaltante carioca Sidney Negão, contratado exclusivamente para liderar o assalto, e por mais três irmãos da família Carneiro. O contexto histórico do assalto v

Casa de Cultura Popular “Manoel do Violão” está ornamentada para o Arraiá das caraubeiras

A antiga estação ferroviária de Caraúbas, RN, que atualmente é a sede da Casa de Cultura Popular “Manoel do violão, está toda enfeitada para receber um grande público que passará durante todo o mês de junho para festejar as festas juninas das escolas e instituições públicas. De acordo com a agente de Cultura, Samira Gurgel, é muito importante promover eventos na Casa de Cultura, pois o local é bonito e aconchegante, e além de tudo traz marcada a história do município. O prefeito Juninho Alves, disse que promover eventos culturais é imprescindível que seja na casa de cultura, pois, ela traz marcados momentos históricos do passado e devemos valorizar nosso patrimônio histórico e cultural.