Pular para o conteúdo principal

Caraúbas poderá ser beneficiada com Casas Rurais no Credito Fundiário



ARCA Potiguar inicia discussão com a SEARA acerca do acesso das famílias do Programa de Crédito Fundiária ao PNHR.


Na tarde da quarta-feira (19) a ARCA Potiguar – Associação de Apoio as Cidades, Comunidades e Assentamentos do Semiárido Nordestino, representada por Pryscylla Raynny Lima Vieira (Coordenadora Institucional) e Giuzelio Lobato de Melo (Coordenador de Projetos) juntamente com Ivanildo Fernandes (vice-prefeito de Caraúbas), iniciaram discussão com a Secretaria de Estado de Reordenamento Agrário - SEARA, na pessoa do Secretário de Estado Raimundo Costa e João Vicente, gerente do Programa de Credito Fundiário.

A ARCA Potiguar que é uma entidade fundada em 2006 e que já acumula expertise na elaboração e execução de projetos habitacionais, em particular no Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR visa firmar parceria com a SEARA para elaboração e execução de projetos para as famílias assentadas pelo Credito Fundiário no RN.

No estado do Rio Grande do Norte o Programa Nacional de Credito Fundiário – PNCF, tem cerca de 6.000 famílias assentadas, sendo que destas 20% ainda não dispõe de moradia e 80% vivem em unidades habitacionais em  condições de habitabilidade com dificuldades, o que justifica a urgência de que estas famílias sejam beneficiadas com reformas e melhorias de suas casas através do Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR/Ministério das Cidades, que é operado pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil.

A ideia inicial é começar os primeiros projetos pelas regiões que hoje tem uma maior concentração de famílias, como o território Sertão do Apodi, desta forma o vice-prefeito de Caraúbas Ivanildo Fernandes, já participou da primeira conversa com a SEARA pleiteando que o município de Caraúbas esteja entre os primeiros a serem atendidos com esta politica habitacional do Governo Federal, aqui no estado com a interveniência da SEARA.

Com a publicação da Portaria Interministerial Nº 345, de 25 de junho de 2015, passa a ser incluso os agricultores familiares beneficiários do Fundo de Terras e da Reforma Agrária, do Programa Cédula da Terra e Banco da Terra entre os beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida Rural - PNHR.


Raimundo Costa, Secretário da SEARA disse: “Preocupa-me muito ver o universo de famílias do Credito Fundiário que ainda não foram atendidas com esta importante politica habitacional”.

“Hoje temos no mínimo 4.500 que precisam de reformas de suas casas. Diferente dos assentados do INCRA que já receberam crédito reforma por no mínimo duas vezes, no Crédito Fundiário isso ainda não aconteceu. Faremos aqui no estado o possível para que em breve nossas famílias do PNCF sejam beneficiadas. Para isso vamos começar a trabalhar com a priorização de áreas e elaboração dos projetos para apresentação aos agentes operadores, como Caixa Econômica e Banco do Brasil”, finalizou o secretário Raimundo Costa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSUMO CONSCIENTE DA ÁGUA

"CAMPANHA DO CONSUMO CONSCIENTE DE SUA ÁGUA" A partir de uma iniciativa do Sr. Cassiano Fernandes, com a realização do Capítulo "Príncipe das Caraubeiras da Ordem DeMolay n.º 098 e do 22.º Grupo de Escoteiros Expedicionário "Pedro Maia Filho" começou nesta quinta-feira 26/02 em Caraúbas, a "CAMPANHA DO CONSUMO CONSCIENTE DE SUA ÁGUA", que tem como objetivo, combater o desperdício de água, sensibilizando a população a ter cuidados simples que podem fazer grande diferença como o USO DE BOIA NAS CAIXAS D'ÁGUA. Uma iniciativa simples, que fará uma grande diferença se toda população ajudar. A Campanha terá também além da divulgação na mídia, panfletagem e uma pesquisa, que será feita pelos DeMolay's e Escoteiros, em todas as residências, comércios, órgãos Públicos de nossa cidade, para saber quantas residências possuem boias, e incentivar a quem não possui a colocar. A colocação da boia é um gesto simples e muito barato de econom

A Historia do Assalto dos 94 milhões

MAIOR ASSALTO EM CARAÚBAS Trinta e dois anos depois, historiador relembra o fato.     Pouco mais de 32 anos completados do maior assalto da história do Rio Grande do Norte, o "Roubo da Emergência", como ficou conhecido a ação ousada protagonizada por membros da família Carneiro, de Caraúbas, que tomou de assalto 94 milhões de cruzeiros, que seriam destinados ao pagamento dos trabalhadores da Frente de Emergência contra a Seca, na região do Médio e Alto Oeste. O assalto ocorreu na RN-117, na altura da comunidade da Timbaúba, entre as cidades de Caraúbas e Olho d'Água do Borges, na região do Médio Oeste potiguar. O dinheiro era levado num veículo tipo Brasília, por funcionários da Coletoria Estadual e estava em dois malotes. No momento do assalto, parte da quadrilha estava num Opala ocupado pelo assaltante carioca Sidney Negão, contratado exclusivamente para liderar o assalto, e por mais três irmãos da família Carneiro. O contexto histórico do assalto v

Casa de Cultura Popular “Manoel do Violão” está ornamentada para o Arraiá das caraubeiras

A antiga estação ferroviária de Caraúbas, RN, que atualmente é a sede da Casa de Cultura Popular “Manoel do violão, está toda enfeitada para receber um grande público que passará durante todo o mês de junho para festejar as festas juninas das escolas e instituições públicas. De acordo com a agente de Cultura, Samira Gurgel, é muito importante promover eventos na Casa de Cultura, pois o local é bonito e aconchegante, e além de tudo traz marcada a história do município. O prefeito Juninho Alves, disse que promover eventos culturais é imprescindível que seja na casa de cultura, pois, ela traz marcados momentos históricos do passado e devemos valorizar nosso patrimônio histórico e cultural.