Pular para o conteúdo principal

Direção do HRC - Fala do funcionamento hospitalar



DIREÇÃO DO HOSPITAL REGIONAL DE CARAÚBAS
Esclarece sobre a situação atual de funcionamento desta unidade hospitalar
Foto: Blog Sociedade Ativa

A direção do Hospital Regional de Caraúbas-RN, visando informar a população do município acerca do trabalho realizado pela gestão atual até o presente momento, convidou a imprensa local integrada por rádios, blogs e jornais para uma entrevista coletiva nesta terça-feira 25, porém por outros motivos este blog não pode comparecer, o que não nos impediu de procurar a direção do Hospital  Regional nas pessoas das diretoras, Elisabete Fernandes (diretora Geral) e Leudimar Lima (diretora Administrativa) para se inteirar do funcionamento atual desta Unidade Hospitalar, o que passamos a relatar.

Elisabete Fernandes, diretora geral do HRC alegou somente agora ter chamado a imprensa para repassar o quadro atual do hospital, após encontro realizado na semana passada entre os dirigentes das unidades hospitalares do estado e o secretário de Saúde Pública do RN, Ricardo Lagreca, oportunidade em que foram apresentadas as possibilidades do governo do estado para melhor atender as unidades hospitalares.

Dispensa de Licitação
Na entrevista com as gestoras do HRC ficou evidenciada que algumas práticas na administração das unidades hospitalares não serão mais aceitas, como as dispensas de licitação para a aquisição de vários insumos utilizados em uma unidade hospitalar.

Reuniões com a Coordenadoria
Foi dito pelas gestoras que neste período após sua posse já aconteceu algumas reuniões com a Coordenadoria de Operações de Hospitais e Unidades de Referência (COHUR) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), onde foi apresentada a situação em que se encontrava a unidade hospitalar de Caraúbas, assim como o estado em que o mesmo foi entregue as gestoras atual, com muitas dificuldades, principalmente no tocante ao quadro de servidores, que tiveram que passar por ajustes de enquadramento de funções (servidores em geral e equipe técnica e administrativa) a fim de poder ser oferecido melhores serviços a população de Caraúbas.

Hoje a Unidade hospitalar enfrenta alguns problemas no tocante a equipamentos e materiais de insumos, que dado ao formato dos processos administrativo utilizados pelo estado, algumas soluções não ocorrem na velocidade e no tempo que gostaríamos. Situações, como:

Equipamentos de Raio X e Auto-Clave
O RX encontra-se com a processadora do aparelho com problemas de funcionamento, sendo que já foi consertada uma vez no mês de fevereiro deste ano, mais que voltou a dar problemas, principalmente por ser um aparelho antigo. Para o conserto a direção pediu a Secretaria de Saúde que através de uma forma mais rápida colocar este equipamento em funcionamento regular o que ainda estamos aguardando solução.

A Auto-clave aparelho que esteriliza os materiais utilizados na unidade de cirurgia, foi consertado na atual gestão e estar em pleno funcionamento.

Os médicos
parte dos médicos é o setor que mais problemas temos enfrentado principalmente no tocante ao enquadramento da equipe médica nas escalas de plantões, pois muitos dos médicos trabalham em diversas unidades e fazer esta escala se ajustar as necessidades do hospital e a disponibilidade dos médicos têm sido um grande desafio, sem falar que muitos médicos entram de férias ou de licença médica, deixando assim desguarnecido a sua vaga, dificultando em muito o funcionamento do Pronto Socorro, com dois profissionais de plantão, sendo um médico clínico no PS e um na obstetrícia e clínica médica na internação.

Escala Médica
Escala médica hoje demarca uma nova fase na gestão do HRC. Nas gestões passada era feita uma escala que era enviada para a SESAP e aqui na unidade hospitalar existia outra escala onde muitos não atendiam o que estava na sua responsabilidade.
Hoje isso acabou e todos os profissionais médicos devem cumprir a escala que é enviada para a SESAP. O médico (a) que deixa de cumprir sua escala terá em seu contracheque descontado o plantão ou plantões que este faltou.
Para termos uma ideia o desconto de 01 plantão que o médico (a) falte, significa um desconto de cerca de R$ 3.000,00 (três mil reais) em seu pagamento mensal.
Esta medida de colocar falta nos médicos que falta ao seu plantão na escala do hospital, tem já inibido a falta de médicos que era um dos maiores problemas nesta área que agora começa ser enfrentado e resolvido.

Descanso Médico
Quanto ao descanso médico este acontece da seguinte forma: todos os profissionais dão plantão de 24h o que lhe dar o direito humano de descanso de no mínimo 2h a cada 12h de serviço.
Quando no plantão estamos com um só médico, passamos ter problemas como recentemente aconteceu e foi motivo de noticia no Programa Sociedade em Foco da Liderança FM de Caraúbas.
Quando estamos com apenas um médico no plantão o atendimento fica comprometida por demais, pois este precisa tomar conta do Pronto Socorro, das internações e outras atividades que ficam sob sua responsabilidade, e ainda este médico poder gozar do descanso médico de 2hs a cada 12h trabalhada.

Ambulâncias
O hospital atualmente dispõe de duas (2) ambulâncias, sendo uma de maior e outra de menor porte. A de maior porte um veiculo Dukato necessitava da troca de pneus, e outros serviços mecânicos e então foi levada para Natal para uma revisão geral, sendo esperada em breve para atendermos os pacientes que precisem de deslocamento para atendimento de urgências.
A outra ambulância de menor porte passa por sérios problemas mecânicos e elétricos e também precisamos que este veiculo passe por uma grande revisão.
Porém no tocante aos serviços destas ambulâncias necessário que seja esclarecido a população que as AMBULÂNCIA (S) do Hospital são para atendimento de emergência, sendo de responsabilidade da Prefeitura o transporte de pacientes para atendimentos eletivos em unidades hospitalar de Mossoró, Natal ou outro município.

O Ponto Eletrônico
ponto eletrônico tem sido fiscalizado e exigido para todos os servidores/funcionários lotados na unidade hospitalar coloque sua presença com o polegar na máquina, registrando o inicio e o término de sua jornada de trabalho. Aqueles que não procederem desta forma será considerado faltoso e passível de desconto em seu pagamento.

Atendimento de Urgência e Emergência
O Hospital Regional de Caraúbas é uma unidade de atendimento de Urgência e Emergência, sendo que o que acontece na prática é inúmeros atendimentos de procedimentos considerados ambulatorial/Atenção Básica, chegando há 80% do total dos atendimentos realizados nesta unidade hospitalar.
Estes atendimentos tem sobrecarregado o hospital e responsabilizado esta unidade hospitalar por um atendimento que não é de sua responsabilidade, e sim do poder público municipal, ou seja, da Prefeitura. São atendimentos que deveria estar acontecendo em Postos de Saúde, Centro de Saúde. Todos estes atendimentos têm esbarrado no HRC.
Apesar das dificuldades o Hospital não tem deixado de atender casos como de um idoso, um adulto, um jovem, uma criança que chegue com uma febre, dor de garganta ou outro sintoma que poderia ser atendido numa unidade básica de responsabilidade da prefeitura.
Porém o HRC tem sido vitima de alegações de falta de atendimento a população o que não é verdade, mesmo como estar sendo explicado que a responsabilidade do hospital é com os atendimentos de Urgência e Emergência.
Atendimentos ambulatoriais/Atenção Básica são sim de responsabilidade da Prefeitura de Caraúbas, que precisa corresponder mais com as necessidades de atendimento a saúde básica da população.

Operação Bisturi
Quanto à chamada Operação Bisturi, queremos informar que este é um procedimento que vem sendo realizado pelo Ministério Público juntamente com a Promotoria de Saúde da SESAP e a Delegacia Civil, atendendo uma investigação que em todas as unidades de saúde do Governo do Estado do RN, com o intuito de localizar irregularidades e pessoas que recebem salários sem trabalhar.
Caraúbas, não foi diferente de outras unidades e recentemente o promotor visitou todos os setores, realizou chamada de presença e aqueles que estavam na escala e não foi trabalhar, recebeu falta e teve seu nome marcado pela promotoria.
Vamos aguardar os devidos desdobramentos destas investigações e medidas disciplinares, mais nada que no nosso caso envolva a atual gestão do HRC.

Parada dos Moto Taxistas
A retirada da parada de Moto Taxista das dependências do hospital foi uma determinação da própria SESAP, que entendeu que não devem existir estes equipamentos no interior de propriedade do Estado, para evitar problemas dos mais diversos.
O procedimento foi feito sem maiores problemas e avaliamos que em nada esta iniciativa prejudicou aqueles que se utilizavam destes serviços.

Conclusão
Necessário se faz considerar que o atendimento e os serviços realizados hoje no Hospital Regional de Caraúbas em muito melhorou nestes poucos meses da atual gestão.
Melhorias podem ser vistas na forma de administrar com zelo e responsabilidade esta unidade hospitalar, assim como na infraestrutura, equipamentos, medicamentos e insumos que já começam aparecer para um atendimento mais humanizado e com mais qualidade para a população.
Porém o atendimento no Hospital Regional de Caraúbas só será ainda melhor quando ele puder cumprir o seu verdadeiro papel de ser uma unidade de atendimento de Urgência e Emergência, e as unidades de saúde municipal (Postos de Saúde) assumir seu papel e responsabilidade com o atendimento ambulatorial/atenção básica de saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSUMO CONSCIENTE DA ÁGUA

"CAMPANHA DO CONSUMO CONSCIENTE DE SUA ÁGUA" A partir de uma iniciativa do Sr. Cassiano Fernandes, com a realização do Capítulo "Príncipe das Caraubeiras da Ordem DeMolay n.º 098 e do 22.º Grupo de Escoteiros Expedicionário "Pedro Maia Filho" começou nesta quinta-feira 26/02 em Caraúbas, a "CAMPANHA DO CONSUMO CONSCIENTE DE SUA ÁGUA", que tem como objetivo, combater o desperdício de água, sensibilizando a população a ter cuidados simples que podem fazer grande diferença como o USO DE BOIA NAS CAIXAS D'ÁGUA. Uma iniciativa simples, que fará uma grande diferença se toda população ajudar. A Campanha terá também além da divulgação na mídia, panfletagem e uma pesquisa, que será feita pelos DeMolay's e Escoteiros, em todas as residências, comércios, órgãos Públicos de nossa cidade, para saber quantas residências possuem boias, e incentivar a quem não possui a colocar. A colocação da boia é um gesto simples e muito barato de econom

A Historia do Assalto dos 94 milhões

MAIOR ASSALTO EM CARAÚBAS Trinta e dois anos depois, historiador relembra o fato.     Pouco mais de 32 anos completados do maior assalto da história do Rio Grande do Norte, o "Roubo da Emergência", como ficou conhecido a ação ousada protagonizada por membros da família Carneiro, de Caraúbas, que tomou de assalto 94 milhões de cruzeiros, que seriam destinados ao pagamento dos trabalhadores da Frente de Emergência contra a Seca, na região do Médio e Alto Oeste. O assalto ocorreu na RN-117, na altura da comunidade da Timbaúba, entre as cidades de Caraúbas e Olho d'Água do Borges, na região do Médio Oeste potiguar. O dinheiro era levado num veículo tipo Brasília, por funcionários da Coletoria Estadual e estava em dois malotes. No momento do assalto, parte da quadrilha estava num Opala ocupado pelo assaltante carioca Sidney Negão, contratado exclusivamente para liderar o assalto, e por mais três irmãos da família Carneiro. O contexto histórico do assalto v

Casa de Cultura Popular “Manoel do Violão” está ornamentada para o Arraiá das caraubeiras

A antiga estação ferroviária de Caraúbas, RN, que atualmente é a sede da Casa de Cultura Popular “Manoel do violão, está toda enfeitada para receber um grande público que passará durante todo o mês de junho para festejar as festas juninas das escolas e instituições públicas. De acordo com a agente de Cultura, Samira Gurgel, é muito importante promover eventos na Casa de Cultura, pois o local é bonito e aconchegante, e além de tudo traz marcada a história do município. O prefeito Juninho Alves, disse que promover eventos culturais é imprescindível que seja na casa de cultura, pois, ela traz marcados momentos históricos do passado e devemos valorizar nosso patrimônio histórico e cultural.