Pular para o conteúdo principal

Onde estar a Merenda de nossas crianças



Em Caraúbas Falta MERENDA para alunos da Rede Municipal de Ensino
A Lei 11.973 de 16/06/2009 - Dispõe sobre o atendimento da Alimentação Escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica. O PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, é um dos programas atendidos por esta lei, que define ser de responsabilidade dos municípios brasileiros a partir do recurso repassado pelo governo federal realizar o processo de aquisição dos gêneros alimentícios destinados à preparação da Merenda Escolar dos alunos da Rede Municipal de Ensino.

Em Caraúbas já a quase trinta dias do inicio das aulas, alunos da Rede Municipal de Ensino estão sem o direito a Merenda Escolar, pelo fato do município não ter até a presente data feito o processo licitatório para aquisição dos alimentos, numa atitude desrespeitosa e de extrema irresponsabilidade com os alunos que necessitam desta alimentação.

A alternativa, ou melhor, o jeitinho que o Governo Municipal encontrou para ir driblando esta situação é liberar os alunos nas escolas municipais sem merenda, mais cedo. Pela manhã libera as 10:00h e a tarde as 16:00h. E lá vão as crianças de barriga vazia de volta para casa. Então pergunta-se, cadê a merenda?

Diante desta situação o vereador Hamilton (Bicudo) protocolou um requerimento na Câmara municipal para que o secretário de educação do município, Robenildo Morais, compareça para dar explicações acerca do fato. Esta atitude do vereador Bicudo não deixa de ser uma importante iniciativa, porém sabemos que somente as explicações do secretário de educação não irá resolver o problema.

Faz-se necessário urgentemente que a promotoria tome uma atitude enérgica e definitiva para resolver esta situação, pois o que se houve falar é que a prefeitura não estar encontrando fornecedor que venda os produtos. Esta também foi uma declaração que outro dia na Rádio Liderança, foi dada pelo secretário de governo Gilvandro Fernandes. Enquanto isso as crianças e jovens da rede municipal de ensino continuam e continuarão sofrer com a ausência da Merenda Escolar, até que as autoridades competentes tomem as devidas e rígidas providencias, fazendo no mínimo ser cumprida a Lei 11.973/2009 que trata da obrigatoriedade do fornecimento da alimentação escolar para nossos alunos.

Se a prefeitura não encontra quem mais venda a ela é porque estar mais do que claro que o governo municipal implantado atualmente em Caraúbas não merece o menor credito de quem quer que seja, um exemplo claro e evidente é este da Merenda Escolar.

Chega de abusos e atos de extrema irresponsabilidade com questões básicas de nossa população, desta feita referente à falta de fornecimento da Merenda Escolar para nossas crianças.

*******************************************************************************
Veja o que diz o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae)

O PNAE, implantado em 1955, contribui para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricionais.

São atendidos pelo Programa os alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias (conveniadas com o poder público),  por meio da transferência de recursos financeiros.

O Pnae tem caráter suplementar, como prevê o artigo 208, incisos IV e VII, da Constituição Federal, quando determina que o dever do Estado (ou seja, das três esferas governamentais: União, estados e municípios) com a educação é efetivado mediante a garantia de "educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até cinco anos de idade" (inciso IV) e "atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde" (inciso VII).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSUMO CONSCIENTE DA ÁGUA

"CAMPANHA DO CONSUMO CONSCIENTE DE SUA ÁGUA" A partir de uma iniciativa do Sr. Cassiano Fernandes, com a realização do Capítulo "Príncipe das Caraubeiras da Ordem DeMolay n.º 098 e do 22.º Grupo de Escoteiros Expedicionário "Pedro Maia Filho" começou nesta quinta-feira 26/02 em Caraúbas, a "CAMPANHA DO CONSUMO CONSCIENTE DE SUA ÁGUA", que tem como objetivo, combater o desperdício de água, sensibilizando a população a ter cuidados simples que podem fazer grande diferença como o USO DE BOIA NAS CAIXAS D'ÁGUA. Uma iniciativa simples, que fará uma grande diferença se toda população ajudar. A Campanha terá também além da divulgação na mídia, panfletagem e uma pesquisa, que será feita pelos DeMolay's e Escoteiros, em todas as residências, comércios, órgãos Públicos de nossa cidade, para saber quantas residências possuem boias, e incentivar a quem não possui a colocar. A colocação da boia é um gesto simples e muito barato de econom

A Historia do Assalto dos 94 milhões

MAIOR ASSALTO EM CARAÚBAS Trinta e dois anos depois, historiador relembra o fato.     Pouco mais de 32 anos completados do maior assalto da história do Rio Grande do Norte, o "Roubo da Emergência", como ficou conhecido a ação ousada protagonizada por membros da família Carneiro, de Caraúbas, que tomou de assalto 94 milhões de cruzeiros, que seriam destinados ao pagamento dos trabalhadores da Frente de Emergência contra a Seca, na região do Médio e Alto Oeste. O assalto ocorreu na RN-117, na altura da comunidade da Timbaúba, entre as cidades de Caraúbas e Olho d'Água do Borges, na região do Médio Oeste potiguar. O dinheiro era levado num veículo tipo Brasília, por funcionários da Coletoria Estadual e estava em dois malotes. No momento do assalto, parte da quadrilha estava num Opala ocupado pelo assaltante carioca Sidney Negão, contratado exclusivamente para liderar o assalto, e por mais três irmãos da família Carneiro. O contexto histórico do assalto v

Casa de Cultura Popular “Manoel do Violão” está ornamentada para o Arraiá das caraubeiras

A antiga estação ferroviária de Caraúbas, RN, que atualmente é a sede da Casa de Cultura Popular “Manoel do violão, está toda enfeitada para receber um grande público que passará durante todo o mês de junho para festejar as festas juninas das escolas e instituições públicas. De acordo com a agente de Cultura, Samira Gurgel, é muito importante promover eventos na Casa de Cultura, pois o local é bonito e aconchegante, e além de tudo traz marcada a história do município. O prefeito Juninho Alves, disse que promover eventos culturais é imprescindível que seja na casa de cultura, pois, ela traz marcados momentos históricos do passado e devemos valorizar nosso patrimônio histórico e cultural.