Pular para o conteúdo principal

Problematica de Falta Dágua é Serissima na Região



 Caraúbas e região do Médio Oeste
Clama por soluções voltadas para segurança hídrica
 
Na manhã desta quarta-feira 25/02 no auditório da Maçonaria de Caraúbas aconteceu um grande evento organizado pelo Fórum da Agricultura Familiar de Caraúbas, O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Caraúbas, a ASA Micro-regional Médio Oeste com apoio da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Rio Grande do Norte – FETARN, para tratar dos graves problemas que afeta Caraúbas e toda a região do Médio Oeste Potiguar relacionados com a falta de recursos hídricos, principalmente em anos de escassez de chuvas como tendo sido estes últimos anos e em particular o ano de 2015.

O foi aberto pelo presidente do STTR de Caraúbas o sindicalista IVANILDO que acolheu a todos no evento que reuniu representações sindicais e associativas, ONGs que trabalham na área da agricultura familiar de 13 municípios do total de 17 que compõem a micro-regional da ASA Potiguar, além da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Rio Grande do Norte – FETARN, representada pelo seu presidente Manoel Cândido;  de órgãos de governo como a Secretaria de Estado Ações e Reordenamento Agrário – SEARA, representada pelo secretário Raimundo Costa, o Programa RN Sustentável, a Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA no RN, a Câmara Municipal de Caraúbas, através de seu presidente Edson Morais  - Pelé; Representações de Secretarias Municipais de Agricultura e Recursos Hídricos de diversos municípios da região, entre estes Caraúbas, Paraú, Apodi e Rafael Godeiro e o deputado estadual Fernando Mineiro, o único parlamentar estadual presente neste debate de tão grandiosa importância. 


Foi relatado pelo representante do polo sindical da FETARN e membro do STTR de Caraúbas o sindicalista José Maria Junior toda a problemática sofrida pela agricultura familiar com a falta d’água em anos como este, com poços perfurados e não instalados, poços com água mais em área de proprietários não podendo ser utilizados pelas comunidades, insuficiência no atendimento pela Operação Carro Pipa do Exercito, Assentamentos do INCRA e do Crédito Fundiário sem água, Açudes e barragens com nível zero de água entre outras graves situações de falta d’água.


O deputado Fernando Mineiro que fez questão de se deslocar de Natal até Caraúbas, fazendo nesta oportunidade todo um relato da sua luta para que no estado seja implantado um Sistema de Gestão Integrada dos Recursos Hídricos, pois segundo ele “no estado tem água tem suficiente para atender ao consumo humano, dos animais, da produção irrigada e até para as indústrias, mais o que falta na realidade é uma gestão responsável, democrática e funcional dos recursos hídricos existentes.” Citando, por exemplo, o caso da barragem de Umari que dela não sai nenhuma adutora para atender as comunidades se quer dos municípios mais próximos desta como Upanema, Paraú e Campo Grande.

Mineiro realçou que “é preciso acabar de uma vez por toda com esta situação secular em nosso estado e no semiárido brasileiro, e isso só vai acontecer se o governo tiver a capacidade de fazer a gestão adequada dos recursos hídricos existentes”.
 
Finalizando sua participação o deputado Mineiro colocou seu mandato a disposição de fazer a interlocução dos movimentos sociais junto ao governo do estado e federal juntamente com a senadora Fatima Bezerra. Na mesma oportunidade se dispôs em marcar para os próximos 10 dias uma audiência com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMARH, oportunidade em que as representações dos agricultores familiares da região entregaram suas demandas e negociaram as soluções para estas.
 
Ao final foi encaminhado pela Coordenação do movimento a realização na próxima quarta-feira 04/02 uma reunião do STTR de Caraúbas oportunidade em que os municípios que compõem a micro-regional da ASA irão apresentar em documento suas demandas referentes a poços, barragens, açudes, barreiros e carro pipa entre outras pertinentes.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSUMO CONSCIENTE DA ÁGUA

"CAMPANHA DO CONSUMO CONSCIENTE DE SUA ÁGUA" A partir de uma iniciativa do Sr. Cassiano Fernandes, com a realização do Capítulo "Príncipe das Caraubeiras da Ordem DeMolay n.º 098 e do 22.º Grupo de Escoteiros Expedicionário "Pedro Maia Filho" começou nesta quinta-feira 26/02 em Caraúbas, a "CAMPANHA DO CONSUMO CONSCIENTE DE SUA ÁGUA", que tem como objetivo, combater o desperdício de água, sensibilizando a população a ter cuidados simples que podem fazer grande diferença como o USO DE BOIA NAS CAIXAS D'ÁGUA. Uma iniciativa simples, que fará uma grande diferença se toda população ajudar. A Campanha terá também além da divulgação na mídia, panfletagem e uma pesquisa, que será feita pelos DeMolay's e Escoteiros, em todas as residências, comércios, órgãos Públicos de nossa cidade, para saber quantas residências possuem boias, e incentivar a quem não possui a colocar. A colocação da boia é um gesto simples e muito barato de econom

A Historia do Assalto dos 94 milhões

MAIOR ASSALTO EM CARAÚBAS Trinta e dois anos depois, historiador relembra o fato.     Pouco mais de 32 anos completados do maior assalto da história do Rio Grande do Norte, o "Roubo da Emergência", como ficou conhecido a ação ousada protagonizada por membros da família Carneiro, de Caraúbas, que tomou de assalto 94 milhões de cruzeiros, que seriam destinados ao pagamento dos trabalhadores da Frente de Emergência contra a Seca, na região do Médio e Alto Oeste. O assalto ocorreu na RN-117, na altura da comunidade da Timbaúba, entre as cidades de Caraúbas e Olho d'Água do Borges, na região do Médio Oeste potiguar. O dinheiro era levado num veículo tipo Brasília, por funcionários da Coletoria Estadual e estava em dois malotes. No momento do assalto, parte da quadrilha estava num Opala ocupado pelo assaltante carioca Sidney Negão, contratado exclusivamente para liderar o assalto, e por mais três irmãos da família Carneiro. O contexto histórico do assalto v

Casa de Cultura Popular “Manoel do Violão” está ornamentada para o Arraiá das caraubeiras

A antiga estação ferroviária de Caraúbas, RN, que atualmente é a sede da Casa de Cultura Popular “Manoel do violão, está toda enfeitada para receber um grande público que passará durante todo o mês de junho para festejar as festas juninas das escolas e instituições públicas. De acordo com a agente de Cultura, Samira Gurgel, é muito importante promover eventos na Casa de Cultura, pois o local é bonito e aconchegante, e além de tudo traz marcada a história do município. O prefeito Juninho Alves, disse que promover eventos culturais é imprescindível que seja na casa de cultura, pois, ela traz marcados momentos históricos do passado e devemos valorizar nosso patrimônio histórico e cultural.